Alê Garcia

Alê Garcia

Nascido e criado na Restinga, bairro periférico de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, Alê Garcia é um homem de inúmeros talentos, todos ligados à palavra.

Escritor, criador de conteúdo, palestrante, apresentador e publicitário, Alê é um dos 20 critivos negros mais inovadores no Brasil, segundo a revista Forbes.

Em 2019, criou o  podcast “Negro da Semana”, focado na cultura negra e foi selecionado para o popular e concorrido programa de desenvolvimento de criativos, o YouPix Creators Boost.

Em 2021, criou o podcast “Drive Your Funky Soul”, uma narrativa em 13 episódios sobre a história da música negra, e o hub de cultura negra “Casablack”. Em novembro do mesmo ano, criou e dirigiu o prémio Potências! A premiação do agora, junto com a agência Mynd, para exaltar os grandes realizadores negros, em evento transmitido pela Trace Brasil.  

É apresentador no Omelete, maior plataforma de cultura pop do Brasil. Publicou também as obras Agora que estamos de volta, Cachorro correndo sem cabeça, além de textos em diversas coletâneas.

Lançou, em 2022, Negros gigantes: as personalidades que me fizeram chegar até aqui, autobiografia unida às histórias de 12 pessoas negras fundamentais na sua formação, entre as quais Martin Luther King, Elza Soares e Mano Brown. 

A sordidez das pequenas coisas, o seu primeiro livro, foi finalista do Prémio Jabuti e um dos vencedores do Prémio Fundação Biblioteca Nacional.

Ale Garcia é também comentador do Emmy Awards e do Golden Globes pela TNT, bem como dos prémios Óscar, pelo Omelete.