Abel Bom Jesus

Abel Bom Jesus

Abel Bom Jesus, agricultor e empresário, já foi comediante e professor de forro, umas das línguas de São Tomé, e atualmente é o Ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas de São Tomé e Príncipe.

Nasceu em Obô, na freguesia de Trindade, e é conhecido pelas suas habilidades no agronegócio e no empreendedorismo.

Apesar de não ter uma formação na agricultura, cresceu no seio de uma família de agricultores, por isso, desde muito cedo, o campo fez parte da sua vida. Aprendeu com a avó a trabalhar a terra e, hoje, quer transmitir esses ensinamentos ao povo santomense.

Bom Jesus é um empresário promissor da área da produção agrícola, que decidiu sacrificar alguns prazeres da vida citadina para dedicar-se ao sonho de ser um grande latifundiário, assim como de sensibilizar outros jovens à importância do cultivo sustentável.

Apesar da falta de apoio e motivação, considerando as opiniões de que a agricultura não seria uma área próspera em São Tomé, Abel seguiu sendo um sonhador e visionário firme na ideia de que é possível desenvolver o país através da agricultura.

Tudo começou aos 17 anos, quando Abel Bom Jesus decidiu dedicar-se completamente à agricultura, tendo na altura, empregado outros populares para trabalhar num pedaço de terra que lhe foi oferecido pelo tio.

O agricultor, considerado o primeiro de sucesso no país, utiliza as técnicas mais modernas aplicadas à agricultura, para produzir sobretudo abacaxis, sape-sape, manga, papaia, banana pão e produtos hortícolas.

Durante o seu mandato enquanto ministro, lidera o processo de transição para a agricultura 100% biológica, com a utilização de produtos naturais locais e importados nos países africanos com características agrícolas semelhantes a São Tomé.

Em 2021, candidatou-se, de forma independente, às eleições presidenciais, tendo sido o quarto candidato mais votado. No dia 12 de novembro de 2022 foi nomeado Ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas do XVIII Governo Constitucional.

Últimas notícias