Zia Soares

Zia Soares
Zia Soares ©Francisco Levita : CML-ACL

Artista e encenadora da Companhia de Teatro Griot, composta na sua maioria por atores negros e que redefine e reflete o panorama artístico português com uma voz diferente da habitual.

Nascida no Bié (Angola), em 1972, cedo mudou-se para Portugal, onde começou a atuar aos 11 anos. 

Com formação circense, também já passou pela Amsterdam Balloon Company e  Companhia de Ballet da Guiné-Bissau.

Pocas Pascoal, João Botelho, Pedro Filipe Marques, Kiluanji Kia Henda, Mónica de Miranda e Neusa Trovoada, Uli Decker e Romano Casselis são alguns dos nomes ligados às artes com quem Zia já trabalhou. 

Em 2022, o Presidente da República Portuguesa, Professor Marcelo Rebelo de Sousa, convidou Zia para integrar o programa Mulheres de Coragem, cujos encontros são realizados no Museu dos Coches e visa “destacar o lugar e a dignidade das mulheres na sociedade portuguesa”.

A peça “O Riso dos Necrófagos”, com a sua encenação e direcção e co-produção do Teatro Griot e da Culturgest, foi distinguida com o Prémio Internazionale Teresa Pomodoro para o Melhor Espectáculo 2021/2022 apresentado em Milão, Itália.

A peça, estreada no Grande Auditório da Culturgest em abril de 2021, tem por base testemunhos da Guerra da Trindade, encontrados na ilha de São Tomé, pela encenadora Zia Soares e pelo músico Xullaji, através “dos que a viveram e dos que a ouviram contar”, assim como de “relatos de memórias desfocadas pela passagem do tempo”.

Ainda este ano, Zia estreou “Uma Dança das Florestas”, uma das mais conhecidas dramaturgias do escritor nigeriano Wole Soyinka, sobre “o que é ser independente e estar livre”; levou “O Riso dos Necrófagos” ao Teatro No’hma, em Milão, e à Bienal de São Tomé e Príncipe; na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, apresentou a performance “Fanun Ruin”, que propõe uma reflexão sobre passado colonial, identidade e luto; e estreou “No Meio do Caminho”, uma adaptação da obra clássica “A Divina Comédia”, de Dante Alighieri.

A artista foi ainda distinguida em novembro pela Associação de Mulheres Empreendedoras Europa/África com o prémio Mérito às Mulheres.