Yasmira Dias

Yasmira Dias
Yasmira Dias / Direitos Reservados

Conhecida como colecionadora de prémios, Yasmira Pires Dias aka Yas é a melhor atleta em África, da modalidade Jiu-Jitsu.

De origem guineense, Yasmira Pires Dias é natural de Lisboa, Portugal (27 de junho de 1991). A lutadora multicampeã de Jiu-Jitsu começou a praticar a modalidade em junho de 2013 e só mais tarde, em setembro do mesmo ano, começou a competir. Conhecida também como Yas,  a  jovem atleta, que primeiro começou a competir com as cores de Portugal, é treinada pela Equipa Brazilian Power Team (BPT). 

Entre as suas conquistas, destacam-se: o  primeiro lugar da 30ª Seixaliada em 2013, primeiro lugar do 4.º Nacional Open Portugal (categoria e absoluto), primeiro Lugar dos 5 Ibérico 2014, primeiro Lugar do II torneio luso-galaico 2014 (categoria e absoluto), no Porto, primeiro Lugar no NAGA (North American Glappling Association) 2015, na faixa azul com kimono, em França, Amiens, primeiro Lugar com direito a cinturão no no-gi (sem kimono) no NAGA 2015, na categoria expert (roxa, marron e preta) em França, Amiens.

Yasmira Dias sagrou-se bicampeã de Jiu Jitsu, na edição 2020 do campeonato mundial, que, por conta da pandemia, realizou-se em abril de 2021. Tendo ganho também em 2019, na categoria faixa marrom / preta de 90 quilos. Além disso, já foi três vezes campeã da Europa e esteve 36 vezes na liderança desta modalidade em Portugal.

No 13.º Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu Profissional de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, que aconteceu de 14 a 19 novembro de 2021, a atleta sagrou-se Campeã Mundial de Jiu Jitsu pela terceira vez. A jovem atleta guineense bateu a brasileira Carina Santi, conquistando o título na categoria feminina Master 1 faixa castanha/preta de 95 quilos. 

Yasmira Dias é atualmente cinturão negro e a sua trajetória conta com 40 vezes títulos por Portugal, cinco vezes campeã da Europa, quatro vezes campeã mundial de 90 quilos, cinco vezes Naga Belt, Melhor Atleta Africana, entre outros títulos.

Londres, Zurique, Gran Canarias, Bruxelas, Roma, Atenas, Porto, Paris, entre outros, ao todo, a artista guineense Yas já conta com mais de 14 campeonatos. São 14 medalhas de ouro com 30 lutas, 27 finalizações, 2 vitórias por pontos e uma derrota por pontos.

Katiúscia Yasmira Dias conquistou o prémio de The Best African Player” (Melhor Atleta Africano), no Abu Dhabi World Jiu-Jitsu Awards, que teve lugar no Dubai, onde tornou-se também na mais nova cara da APJ Tour, evento desportivo de Jiu-Jitsu.