Welket Bungué

Welket Bungué
Welket Bungué / Foto: Leila Bucceta

Artista transdisciplinar, de etnia balanta. Welket Bungué é guineense-português, nascido na Guiné-Bissau (região de Xitole) a 7 de fevereiro de 1988. Reside em Berlim, mas trabalha artisticamente a nível internacional. É co-fundador da produtora KUSSA, faz locução para entidades internacionais, desenvolve Escrita Dramática, Argumento de Cinema, Performances e Teatro.

É licenciado em Teatro no ramo de Atores (ESTC/Lisboa) e pós-graduado em Performance (UniRio/RJ). É Membro Permanente da Academia Portuguesa de Cinema desde 2015, membro da Deutsche Filmakademie desde 2020, membro associado da Academia Europeia de Cinema desde 2021, e desde 2021 que os seus filmes fazem parte do acervo do Arsenal – Institute for Film and Video Art (Berlim).

Os seus filmes têm circulado internacionalmente por inúmeros festivais de cinema tais como Berlinale, ABFF (EUA), Africlap (França), Zanzibar Intl. Film Fest., Afrikamera (Berlim), BFI London e Sheffield DocFest (UK), IndieLisboa, DocLisboa, Fest. Intl. de Cinema do Rio de Janeiro ou o Stockholm Dansfilmfestival.

Welket realizou as curtas-metragens ‘Calling Cabral’ (2022), ‘Mudança’ (2020), ‘Intervenção Jah’ (2019), ‘Eu Não Sou Pilatus'(2019), ‘Arriaga'(2019), ‘Bastien’(2016) entre outros, totalizando mais de 25 filmes como criador.

Em 2019 foi distinguido com o prémio “Angela Award – On The Move” no Subtitle Festival em Kilkenny, na Irlanda. Em 2020 Welket é o protagonista de ‘Berlin Alexanderplatz’ (Comp. Intl. Berlinale 2020), realizado por Burhan Qurbani, em que a sua interpretação lhe valeu uma indicação ao Urso de Prata, uma nomeação como “Melhor Ator Principal” nos prémios LOLA da Academia Alemã de Cinema (Deutscher Filmpreis), e ainda o prémio “Cavalo de Alumínio” para “Melhor Ator” no Festival Internacional de Cinema de Estocolmo.

Em junho de 2022 Welket lançou o seu primeiro livro, Corpo Periférico, na plataforma Amazon. Trata-se de um ensaio autobiográfico sobre a produção de cinema de autor com base no conceito homónimo de cinema de autorrepresentação.