Vensam Ialá

Vensam Lalá
Vensam Lalá / Foto: Pat B Concepts

Vensam Lalá é um modelo guineense com carreira internacional e foi eleito como um dos dez maiores do evento “Man of the world”, nas Filipinas.

Nasceu e foi criado na Guiné-Bissau, mas em 2014 mudou-se para o Brasil para estudar na Universidade Estadual de São Paulo.  É Professor licenciado em Letras, pela UNESP, com especialização em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa.

Modelo, ator e “artivista” Social, dedica o seu trabalho às literaturas e às causas sobre a Migração e Refúgio, procurando ampliar a escuta de pessoas invisibilizadas em situação de vulnerabilidade social. Também é apaixonado por futebol e jogou pela equipa amadora de Assis, em São Paulo, e pela Segunda Liga de Futebol da Guiné. Também é um dos vencedores do concurso Sr. África Brasil.

Vensam é ainda idealizador do projeto Visto África, que tem como objetivo desconstruir toda e qualquer narrativa negativa sobre África sob o lema “África não é um país”; presidente da Associação da Comunidade Guineense em São Paulo e capitão da seleção de futebol da Guiné-Bissau em São Paulo.

Além de desenvolver trabalhos como modelo e ator, Vensam muitas vezes acaba por ser um embaixador do talento de origem guineense, sendo um dos responsáveis pela inclusão de artistas do seu país na nova minissérie da TV Cultura (Brasil), como Isabél Zuaa, entre outros.

Vensam Lalá faz parte também do elenco do filme “A Viagem de Pedro”, realizado em 2018 por Laís Bodanzky e protagonizado por Cauã Reymond. O filme teve a sua estreia em 2022.