Toty Sa’Med

Toty Sa'Med

Nascido em Luanda, em 1989, Toty é um dos artistas de culto da nova música angolana.

Começou a tocar violão, a compor e produzir Rap, Kuduro e Kizomba, demonstrando, ao longo dos anos, uma forte paixão pelo Semba, em particular pela geração dos Ngola Ritmos. 

Cantor, compositor e multi-instrumentista, com reconhecidos dotes na guitarra, Toty ficou conhecido por reinterpretar clássicos do cancioneiro angolano. Esse trabalho deu fruto ao EP Ingombota, co-produzido por Kalaf Epalanga. Um EP onde transparecem influências que vão desde Bonga a Djavan, de discos gravados nos anos 1970. 

A canção “Namoro” que fecha o EP foi considerada o melhor Afro-Jazz pela Rádio Luanda, em 2017.

Parceiro musical de artistas como Aline Frazão, que acompanhou à guitarra no tema ‘Susana’ (Valentim de Carvalho, 2015), e José Eduardo Agualusa, com quem compôs a canção que dá título ao álbum Moura (Universal 2015) da fadista Ana Moura, Toty já assinou composições e produções para Dino D’Santiago, Cristina Branco, Kady, Sara Tavares, Bateu Matou, Irma, entre vários outros artistas do universo lusófono.

Apesar de não reclamar os holofotes para si, Toty Sa’Med é um dos grandes impulsionadores da sonoridade pop carregada de swing PALOP da música popular urbana feita atualmente em Portugal.

Consciente do mundo que o rodeia e preocupado com o rumo político e social da sua terra natal, o artista intervém publicamente sempre que a sua condição de artista que influencia e que forma opinião assim o dita.