Soraia Ramos

Filha de pais cabo-verdianos, Soraia Ramos nasceu em Portugal onde viveu até à adolescência para depois rumar para a França e mais tarde para a Suíça.

A sua primeira conquista no mundo da música foi em 2010, ao vencer o concurso “Vozes da Diáspora”. Quatro anos mais tarde lançou um EP, Um Pouco De Mim.

Em 2017, assinou um contrato com a produtora Klasszik que foi determinante para o salto que deu na sua carreira. Seguiram-se sucessos como ‘Bai’ e ‘O Nosso Amor’, com os Calema, que conta com mais de 37 milhões de visualizações em dois anos.

Em 2020, os hits valeram-lhe o prémio de “Melhor Artista Feminina da África Central” na 6ª edição do African Muzik Magazine Awards 2020 (Afrimma). Ainda no mesmo ano, foi nomeada para quatro categorias do MTV Awards 2020: Best Female Africa, Best Lusophone, Best Female Central Africa e Best Collaboration. 

Já em 2021, foi nomeada para os Afrimma nas categorias de Best African Female, Best Lusophone e Best Collaboration. 

Em finais de 2021 viu o seu rosto estampado na Times Square, em Nova Iorque, após ter sido escolhida para ser capa da playlist EQUAL do Spotify, a maior playlist feminina do mundo.

Este ano, Soraia assistiu ao crescimento exponencial da sua popularidade, com o lançamento do single “Bu ka Bali Nada”. O vídeo soma mais de 15 milhões de visualizações no YouTube, tendo sido tendência na plataforma e nas redes sociais por várias semanas.

Em maio de 2022, foi capa da playlist Africa, na Apple Music, tornando-se na primeira artista lusófona a conseguir o feito.