Sauanne Bispo

Sauanne Bispo | DR
Sauanne Bispo | DR

Nascida em Salvador, Sauanne Bispo é empreendedora desde 2013 e fundadora da agência de turismo Go Diáspora, especializada em roteiros e intercâmbios em países africanos.

Coleciona vivências por mais de 35 países em cinco continentes. Morou e trabalhou em multinacionais nos EUA, na Índia e na Rússia. Na África do Sul, atuou em projetos ligados à realidade de pessoas negras. Como colunista em veículos digitais, desmistificou a realidade africana sob perspectivas econômicas, políticas, geográficas e culturais.

Cresceu numa família que sempre valorizou as suas raízes, o que traz uma relação legítima e natural na sua trajetória profissional com a diversidade e a inclusão racial.

É graduada em Estatística pela Universidade Federal da Bahia, estudou Turismo na Universidade Estácio de Sá e especializou-se em Empreendedorismo Social pela Universidade da Pensilvânia. Fez seu primeiro intercâmbio em Louisiana, nos Estados Unidos. Foi tripulante de navio cruzeiro de uma companhia italiana e trainee na maior organização de fomento a desenvolvimento de países africanos da América do Norte, a Africare, em Washington D.C. Também trabalhou na Secretaria de Segurança Pública da Bahia.

No setor corporativo, assumiu a liderança do centro de experiências e relacionamento do Google Brasil, o Partner Plex, com a missão de transformar o espaço no principal hub de inovação e engajamento C-level do país. Foi Coordenadora de Nova Economia e Desenvolvimento Territorial na Fundação Tide Setúbal, onde desenvolveu um programa de aceleração de negócios periféricos.

Em 2019 ficou entre as 10 empresas selecionadas diante de mais de 1.300 para participar de um programa de aceleração da Artemisia e Facebook. Em 2021, foi uma das participantes da quinta temporada do reality Shark Tank Brasil, transmitido pelo Sony Channel. No mesmo ano, foi indicada ao Prêmio Mulheres que Transformam, do Grupo XP, na categoria Empreendedora do Ano.

Foi colunista do Site Mundo Negro, integra o comitê de Igualdade Racial do Grupo Mulheres do Brasil e ministra palestras em empresas, tendo como base a própria narrativa para incentivar pessoas negras a ocuparem e a conhecerem novos espaços.