Rahiz Kwazí

Rahiz | Foto ©Indi Nunes
Rahiz | Foto ©Indi Nunes

Celso de Jesus Morais é autor, compositor, intérprete e produtor. 

Antes conhecido por Celso Opp, iniciou a sua carreira no hip hop em 1994. Nascido em Portugal, filho de pais cabo-verdianos, rapidamente tornou-se num dos artistas mais ativos e ecléticos da cena musical urbana. 

Descendente de um dos nomes mais respeitados da música de Cabo de Verde, o falecido músico e compositor Luís Morais, trabalhou desde muito cedo com vários outros artistas conhecidos do mercado português e internacional. 

Em 2011, já com uma discografia extensa, começou a dar voz ao que viria a ser a sua nova maneira de estar e de se expressar artisticamente, com a canção “Um Sonho”, que no ano seguinte foi nomeada para Melhor Reggae nos Cabo Verde Music Awards. 

Em 2014, tem a oportunidade de ir trabalhar no mercado francês, onde decide abraçar por completo toda a sua identidade musical para poder embarcar em novos desafios, tendo tido uma primeira experiência em 2006, quando trabalhou com Zoxea, o rapper considerado padrinho do hip hop francês. 

Em 2014, Rahiz trabalhou com outras lendas do hip hop francês, como Matt Houston e Lord Kossity, entre outros. 

Além de artista, é também empreendedor, fundador da produtora B.O.B. Ent, orador, diretor e produtor artístico.

Com um papel bastante ativo há vários anos na tentativa de criar debates e reflexão sobre a condição afrodescendente na Europa e em África, em outubro de 2022, Rahiz foi uma das personalidades por trás da organização da primeira conferência afrocentrista a acontecer em Lisboa, já no sábado dia 22. Com o título Kweli, o evento contou com diferentes keynotes com o intuito de criar reflexão sobre africanidade e empoderamento dentro da comunidade.