Rafael Leão

Rafael Leão
Rafael Leão | Foto : Federação Portuguesa de Futebol

Aos 23 anos, Rafael Leão é um desportista que desde 2019 joga como atacante pelo Milan. Atualmente, o clube italiano negocia a renovação de seu contrato, depois de três temporadas e meia ligadas ao clube.

Nascido em Almada, distrito de Setúbal (Portugal), ingressou aos nove anos no sistema juvenil do Sporting CP após um breve período no Amora FC.

Em 2017, fez a sua estreia sénior nas reservas, entrando como substituto no segundo tempo e marcando um empate por 1 a 1 com o Sporting Clube de Braga.

Em 2018, ingressou no clube francês Lille OSC em uma transferência gratuita, assinando um contrato de cinco anos. Ele marcou seu primeiro gol na Ligue 1 apenas em sua segunda aparição, jogando 67 minutos e ajudando os anfitriões a vencer o Stade Malherbe Caen por 1 a 0.

O futebolista internacional português foi eleito o melhor jogador da Série A na época 2021/22, em que o Milan, a sua equipa, se sagrou campeã italiana 11 anos depois.

Por herança musical do seu pai, António Leão, cantor de semba, durante o primeiro confinamento de 2020, Way 45 (a persona artística de Rafael) juntou-se aos amigos e vizinhos do bairro da Jamaica, onde cresceu, para dar vida ao grupo BGang. 

O tempo de confinamento também serviu para entrar em estúdio e gravar o primeiro EP solo, Beginning, que é um conjunto de sete faixas com as participações de CiiJames, Léo Stunna, KidRobinn e Eric Rodrigues.