Quito Tembe

Quito Tembe
@MbengaMoz

Nascido em Maputo, Quito Tembe é formado em Administração, licenciado em Gestão Artística e Cultural e Estudos Culturais.  

Ensina design de luz na ECA – Universidade Eduardo Modlane, em Maputo, e iniciou carreira como dançarino e ator de teatro, quando se interessou pelos aspectos técnicos do trabalho de palco e aprofundou os seus estudos em cenografia e iluminação. Colaborou com mais de 50 produções, incluindo filmes internacionais, bem como produções de dança e performance.

Trabalhou como light designer no Centro Cultural Francês Moçambicano entre 2001 e 2007, onde foi responsável pela criação e implementação de projetos artísticos locais e internacionais.

É diretor da Plataforma Internacional de Dança Contemporânea Kinani, com sede na capital Maputo. A iniciativa promove a dança e forma jovens coreógrafos, além de utilizar como espaços não só os teatros da cidade como também edifícios abandonados. Desde 2005 realiza o Festival Internacional de Dança Contemporânea Kinani. O espaço foi o escolhido para receber a Biennale de la Danse en Afrique – Maputo 2023.

Foi co-curador do Festival Afro-Vibes 2021, em Amsterdão, e diretor artístico membro do Festival Danse l’Afrique, em Marrakech. Também criou um dos maiores festivais de rua, a Aldeia Cultural e o projeto de arte contemporânea Tridisciplinar. 

No mesmo ano, foi nomeado um dos quatro novos curadores associados da International Tanzmesse, plataforma alemã referência na dança contemporânea, conhecida como um dos maiores fóruns de troca, transferência de conhecimento e networking do segmento.

Atualmente, está envolvido no desenvolvimento de circuitos artísticos no continente africano e, a nível nacional, na colaboração entre plataformas e festivais por meio da Othàma. O seu trabalho de programação e curadoria inclui o desenvolvimento de circuitos turísticos regionais da África Meridional e plataformas locais.