Paulo Chibanga

Paulo Chibanga
Paulo Chibanga / Foto: Mbenga Moz

Estudou B.Tech em Arquitetura na Technikon Witwatersrand, Universidade em Joanesburgo, África do Sul. O seu percurso artístico tem mais de 15 anos de vida,tendo começado nas Bandas 340 ml e Tumi and The Volume. 

Gestor criativo e empresário, Paulo Chibanga é sobretudo um investidor cultural. Dirige a Khuzula Investment, empresa focada em eventos, comunicação, distribuição digital e edição de livros.

É criador da X-Hub – Incubadora de negócios criativos, iniciativa concebida pela equipe da Khuzula durante a pandemia e a primeira do gênero em países lusófonos Africanos.

Com foco em incubar startups, negócios criativos moçambicanos e facilitar a profissionalização e o acesso ao mercado por meio de assessoria e capacitação, o projeto faz parte do Sound Connects Fund, implementado pelo The Music In Africa Foundation (MIAF), em parceria com o Goethe-Institut e viabilizado com financiamento dos ACP-EU Programa Cultura.

Está por trás do mais conceituado festival internacional de artes em Moçambique, o Festival Azgo. Uma celebração contemporânea com uma programação diversificada de música, cinema e dança com origens em diversos pontos do continente africano. A celebrar a sua décima edição em 2023, o Azgo é atualmente uma referência no país.

Também concebeu a Modigi, principal empresa moçambicana de distribuição de música e vídeos, especializada em licenciamento, distribuição de conteúdos, marketing e vendas, direcionada a artistas, produtores e gravadoras independentes. Como representante da The Orchard, subsidiária integral da Sony Music Entertainment, conta com mais de cinco mil músicas e 400 artistas moçambicanos, além de conteúdos de humor produzidos por influencers do país.

É country manager e acionista da Enserve Moçambique, empresa de manutenção industrial focada em soluções para a contenção de líquidos e gases nos Setores de Utilities, Petroquímica, Alimentos e Bebidas e Mineração e membro do conselho da AIMO – Associação Industrial de Moçambique.A título de curiosidade, Paulo é também sobrinho de um dos mais prestigiados toureiros em Portugal, Ricardo Chibanga (1942-2019).