Nivaldo Thierry

Nivaldo Thierry
Nivaldo Thierry / Foto: Yasmin Forte

Estilista de Maputo, representante do país nas passarelas internacionais, há mais de uma década que dedica-se ao desenho das coleções que compõe, mesclando tecidos clássicos com a tradicional capulana.


Inspirado pela mãe, desde muito cedo interessou-se por moda. A convivência com os tecidos, com as linhas e com a arte da costura despertou no artista um talento que superou a expectativa dos que o acompanharam.

Em 2008 fez a sua primeira aparição com uma coleção feminina na semana de moda moçambicana, o maior e mais destacado evento do segmento, denominado Mozambique Fashion Week, em parceria com o colega e estilista Alberto Tinga. Na edição seguinte, apresentou uma coleção solo direcionada ao público masculino.

Participou de edições da Angola Fashion Week, Benguela Fashion Week, Cameroon Fashion Week, Feira Internacional de Lisboa, Riccione Moda Itália, Paris Fashion Day, Lisboa Design Show e Africa Fashion Week London.

Em 2018 foi eleito Melhor Young Designer de África pela World Fashion Organization, a maior entidade regente da moda no mundo. No ano seguinte, foi agraciado pela Associação Kulungwana e Mozal com o título de Designer do Ano.

Em 2021 lançou a coleção de Chapéus Nivaldo Thierry, intitulada 1975, em alusão ao ano da independência nacional.

Com percurso sustentável gradual no mercado, o seu trabalho reflete sobretudo criações de roupas, capas, carteiras, cintos, lenços, máscaras, chinelos, bonés e chapéus que fazem parte do quotidiano da Pérola do Índico.

Em novembro de 2022, representou Moçambique no Rhythms On Da Runway, no Gana. A iniciativa é a maior celebração anual de música e moda daquele país africano. Em dezembro, o estilista apresenta-se na Dakar Fashion Week, no Senegal.