Nina da Hora

Nina da Hora_Foto_Roberto_Borges_Folhapress
Nina da Hora_Foto_Roberto_Borges_Folhapress

Ana Carolina Silva das Neves da Hora, conhecida como Nina da Hora, é cientista da computação pela PUC-Rio, pesquisadora na área de Pensamento Computacional e hacker antirracista dedicada a criar tecnologias decoloniais.

Em 2016 foi coordenadora do projeto Pyladies, que ensinava a linguagem de programação para outras mulheres. Criadora do Computação da Hora, um canal do YouTube, criando para ensinar conceitos e pensamento computacional com linguagem acessível; além de partilhar a história de cientistas africanos e legados negros no podcast Ogunhê, onde realiza entrevistas e constrói pontes entre o continente africano e o Brasil na área de hard sciences.

Em 2020, integrou a lista 100 Brilliant Women in AI Ethics™, iniciativa que reconhece mulheres e pessoas não binárias que fizeram contribuições excepcionais para o espaço de ética e diversidade. 

Incluída na lista Forbes Under 30, da revista Forbes Brasil 2021, é pesquisadora do Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getúlio Vargas, desenvolvedora certificada pela Apple Developer Academy, integrante do Conselho de Segurança do TikTok e colunista da revista MIT Technology Review e da Gizmodo.

Participou da Comissão de Transparência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas últimas eleições brasileiras, em que avaliava a segurança e a transparência do processo eleitoral, enquanto aproximava o tema dos interlocutores.  

Ministra aulas e palestras sobre ciência e educação, pensamento computacional, inteligência artificial, segurança digital, racismo algorítmico, tecnologias não neutras, divulgação científica, dados e privacidade.

Participou do painel sobre afrofuturismo e protagonismo negro no último Wired Festival Brasil, realizado pela Edições Globo Condé Nast, em 2022.

Em março de 2022, recebeu o Prêmio Nise da Silveira pela Secretaria de Políticas de Promoção da Mulher, do Rio de Janeiro, na categoria Tecnologias, por votação popular.