Mel Matsinhe

Mel Matsinhe
Mel Matsinhe / Foto: Reprodução

Natural de Inhambane, Mel Matsinhe é formada em Pedagogia musical e performance de piano em Cuba, na Escuela Nacional de Música de Havana, e tem mestrado em História e Musicologia pela Universidade de Oslo, na Noruega.

É uma influente ativista social e empreendedora, dedicada sobretudo à implementação de componentes artísticas na Educação, com foco em crianças portadoras do espectro autista. 

A artista apresenta-se a solo, piano e voz, explorando a combinação entre as raízes e línguas nativas do seu país com influências latinas, do jazz e da música clássica, procurando atravessar as barreiras geográficas, temporais e culturais.

Em 2013, Mel fundou a Escola de Artes Xiluva, um estabelecimento criado com o foco no ensino vocacional de música e outras artes.

Desde 2016, é diretora do “Njinguirintana”, Festival da Criança de Moçambique, e do Concurso Infantil de Literatura “Flores que Nunca Murcham”.

Com a editora Fundza, lançou o livro infantil “O tambor de Nacito”, em 2020.

Em 2022, na 18ª edição de Ségou’ Art – Festival sur le Niger, no Mali, Mel representou a Lusofonia ao ser seleccionada para juntar-se à banda Kôré Yeelen, do Centro Cultural do Kôré.

Atualmente, é vice-presidente da organização Continental Arterial Network, com sede em Abidjan, Costa de Marfim.

As várias iniciativas de Mel têm por base a liberdade da criança de ser e criar, com especial atenção nas crianças portadoras do espectro autista, procurando deixar um legado que dê continuidade à grandeza dos africanos e que um dia as suas crianças possam dizer “foi a professora Mel que me ensinou e me mostrou as luzes”.