Marta Uetela

Marta Uetela
Marta Uetela / Foto: Reprodução

Aos 26 anos, Marta Vânia Uetela é empreendedora e fundadora da startup BioMec, que fabrica próteses mecânicas, tendo como base a reciclagem de plásticos retirados dos mares, e que participou com destaque na edição de 2020 do ClimateLaunchpad (CLP).

A 3 de Setembro de 2021, a falecida Rainha de Inglaterra Elizabeth II reconheceu Marta Uetela, como o 193.º Ponto de Luz da Commonwealth em honra do seu excepcional serviço voluntário, desenvolvendo uma prótese feita a partir de plásticos reciclados para beneficiar de forma sustentável pessoas portadoras de deficiência.

O objectivo de Marta é apresentar próteses de alta performance a custo controlado, mantendo sempre uma especial atenção à questão ambiental, estética e com um curto período de tempo de desenvolvimento.

Na prática, as redes e garrafas plásticas são limpas, trituradas e depois colocadas numa máquina de granular, que produz pequenas bolas de material prensadas numa forma de aço. São necessárias seis garrafas PET e 2 m2 de redes para fazer uma prótese para quem tenha sofrido uma amputação transtibial (abaixo do joelho).  Depois de finalizadas, as próteses custam cerca de 3.600 meticais (cerca de 54 euros).

O slogan da startup é “Do mar para a rua”.

A BioMec já foi considerada a segunda melhor startup criativa em África e entrou para o Top 16 mundial no ClimateLaunchPad, a maior competição de negócios verdes a nível global.