Marlene de Sousa

Marlene de Sousa
Marlene de Sousa / Foto: Reprodução

Licenciada em Relações Internacionais com pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa. Fez, ainda, uma pós-graduação em Direito Humanos na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e Mestrado em Políticas de Desenvolvimento de Recursos Humanos na Universidade de Lisboa. 

Marlene de Sousa é fundadora da primeira Associação de Recursos Humanos de Moçambique, tendo desempenhado a função de Presidente da Assembleia Geral de 2018 a 2020. 

É também professora na área de Recursos Humanos, fundadora do Fórum RH Moçambique, Angola e Cabo Verde e fundadora do Mozambique Marketing Summit. Estes eventos são um ponto de encontro anual de referência dos profissionais do sector dos recursos humanos, com o objectivo de reunir toda a comunidade de profissionais, promovendo debates sobre temas relevantes na área de gestão de pessoas, bem como trazer soluções e novas abordagens profissionais, focados na excelência de implementação das melhores práticas.

Autora do e-book “Mundo RH em Moçambique − As Pessoas e as Suas Histórias”, uma coletânea de histórias sobre gestão de Recursos Humanos no país (Editora RH, 2020).

Especialista em Recursos Humanos, Marlene de Sousa é ainda fundadora da ATITTUDE – empresa Moçambicana de Consultoria de Recursos Humanos – e da Cimeira Lusófona de Liderança. Criou em 2020 o primeiro Diretório de Recursos Humanos a nível da Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa, que conta com informação sobre empresas, formações, eventos e consultores de Recursos Humanos nestes países. Fundou recentemente o HR Fórum África, conferência de Recursos Humanos no continente.