Luiza Brasil

Luiza Brasil

Jornalista, comunicadora social, escritora, fashionista e pesquisadora do universo da moda, é pioneira na criação de conteúdo digital do segmento no Brasil. 

Idealizadora da plataforma Mequetrefismos, responsável pela curadoria e impulsionamento de pessoas, projetos e trabalhos de protagonismo negro, Luiza é CEO do MequeLab, empresa de comunicação que desenvolve conteúdos de diferentes formatos com ênfase em moda, comportamento e identidade.


Formada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e em Fashion Journalism/Stylist pelo London College of Fashion, iniciou a carreira como cool hunter no site de moda RIOetc, da consultora de estilo Renata Abranchs. Em 2012 foi assistente da empresária italiana e consultora de moda Costanza Pascolato, ocasião em que passou a cobrir as semanas de moda brasileira.

Em 2018, recebeu o título Influenciadores Sociais Contra o Racismo, pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. Em 2019 vieram os prêmios Geração Glamour; Woman of the Year e Mulheres Notáveis, pela Brazil Foundation. 

Nesse ano realizou sua primeira cobertura in loco da Semana de Moda de Paris. Disponível no YouTube, o registro da vivência pode ser visto na série documental Madame Brasil, com reflexões sobre os movimentos do jornalismo de moda digital e as mudanças que os segmentos vêm protagonizando.

Considerada uma potente voz do ativismo racial e do feminismo negro da sua geração, em 2020 foi laureada com o MTV EMA Generation Change. Também foi palestrante do TEDx 2021.

Assina há vários anos a coluna Caixa Preta, da revista Glamour Brasil, onde escreve sobre questões de raça e gênero. Alguns desses textos e reflexões foram publicados no “Caixa Preta: Negritude, pertencimento, feminino e autoestima, relacionamentos y otras cositas más”, o seu primeiro livro, recém-lançado pela Globo Livros.

Luiza é uma das influencers escolhidas para estrelar a campanha da coleção de verão 2023 de calçados Arezzo, marca brasileira. Ela também estampa a capa da edição de novembro da Glamour.