Karyna Gomes

Karyna Gomes
Karyna Gomes / Foto: Reprodução

Karyna Gomes é cantora, jornalista e co-fundadora do movimento pela paz Miguilan ou Mindjeris di Guiné No Lanta, em português, Mulheres da Guiné – Bissau levantemo-nos. 

Nasceu em Bissau a 13 de fevereiro de 1976, filha de pai guineense e mãe cabo-verdiana, a revolução e a liberdade correm-lhe nas veias e estão evidentes nas suas obras.

Iniciou a sua carreira musical em 1997, no gospel brasileiro Rejoicing Mass em São Paulo, onde estudou jornalismo. 

Em 2001, regressou à Guiné-Bissau como jornalista para vários órgãos de comunicação sociais como a  RTP, estações de rádio da Guiné Bissau e ainda o jornal A semana de Cabo Verde. Em 2005 juntou-se à Orquestra Super Mama Djombo, dando continuidade à carreira musical.

Anos mais tarde mudou-se para Portugal e lançou o seu primeiro disco, Mindjer. Com o lançamento do disco fez várias digressões internacionais, entre elas no Atlantic Music Expo (Cabo Verde), em 2015, Festival Músicas do Mundo, em Sines (Portugal), em 2016, e o Mercado Visa for Music (Marrocos), também em 2016. 

No mesmo ano, co-fundou a Miguilan ou Mindjeris di Guiné No Lanta, uma organização da sociedade civil guineense por mulheres e para mulheres, onde debatem a democracia, direitos humanos e de género, denunciando decisões e práticas vigentes no país que afrontam a democracia e o Estado de Direito. Karyna é ainda madrinha da Observatória Nacional dos Direitos da Criança.

Em novembro de 2018 deu um concerto no Instituto Francês em Abidjan, em benefício da construção de um complexo escolar para meninas da Guiné Bissau.

Em 2019 estrelou a abertura do festival de música Over the Border, em Bona.

Em 2021 lançou seu segundo álbum, N’Na, apresentado em festivais como o Marés de Agosto, Festa do Avanta! e no Centro Cultural da Malaposta, no âmbito do ciclo Sons de África no Feminino.

Enquanto jornalista, assumiu recentemente a coordenação de um projeto de jornalismo em crioulo Cabo Verdiano e guineense, no órgão de comunicação social português Mensagem de Lisboa. Em 2022, o projecto ganhou a Prata nos prémios de Inovação em Média, na categoria Inovação Editorial, da revista Meios & Publicidade. 

Atualmente está em digressão com seu último trabalho, onde se destacam composições como “Gustu di Mel”, “Speransa” e o mais recente “Kaminhu di Terra”.