Juliana Souza

Juliana Souza

Advogada, comunicadora, escritora e ativista pelos Direitos Humanos, é pesquisadora e palestrante nas temáticas de raça, gênero, violência urbana, infância e direito à cidade.

É fundadora e presidente do Desvelando Oris, instituto de impacto social voltado à promoção da equidade racial e de gênero que atua na procura por enegrecer o Sistema de Justiça Brasileiro e promover a educação em direitos. Com sede recém-inaugurada em São Paulo, a organização trabalha com mulheres e jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O espaço tem apoio do selo Raça é Prioridade, do Pacto Global da ONU Brasil.

É formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, pós-graduada em Direitos Fundamentais e Processo Constitucional pelo Instituto Brasileiro de Ciências Criminais em parceria com o Ius Gentium Conimbrigae da Universidade de Coimbra, mestranda no Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos da Universidade de São Paulo e pesquisadora do Núcleo de Apoio à Pesquisa, Produção e Linguagem do Ambiente Construído da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.

Foi coordenadora jurídico parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e Vice-Presidente da Comissão Estadual da Jovem Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil. Foi coordenadora chefe do Departamento de Concessão de Bolsas e Desenvolvimento Acadêmico do IBCCRIM e autora da proposta que resultou na implementação de cotas raciais nos cargos diretivos do instituto a partir de março de 2021.  

É a primeira colunista negra do Consultor Jurídico – CONJUR, maior portal dedicado ao às questões jurídicas no país. 

“Autora de Torrente ancestral, vidas negras importam? – Inquietações racializadas de uma mente preta dissonante”, lançado na Bienal do Livro de São Paulo. Publicado em 2021 pela Matrioska Editora, o livro faz reflexão e crítica social às condições de vida e existência da população negra, mesclando relatos da própria biografia da escritora com fatos históricos e cotidianos.