João Carlos Silva

João Carlos Silva
João Carlos Silva

João Carlos Silva é um dos chefs mais conhecidos nos países que partilham o português como língua oficial. Além do seu percurso na gastronomia, Silva é também um dinamizador cultural e um embaixador da gastronomia santomense. É chefe de Cozinha na Roça São João dos Angolares.

Nasceu em Angolares, em São Tomé, em 1956. Correu o mundo e vários anos depois este trouxe-o de volta à terra que o viu nascer.

Estudou em S. Tomé, Angola e Portugal, neste último onde frequentou a Faculdade de Direito de Coimbra. Exerceu jornalismo, tendo, como artista plástico, iniciado as suas atividades em Lisboa. 

Fundou O CIAC e o Espaço Teia d’Arte (artes plásticas, teatro, dança, debates, oficina de letras, ateliers infantis, cine-clube) em São Tomé. 

Participou em várias exposições coletivas de artes plásticas nacionais e internacionais. 

Dirige o Projeto Integrado de Desenvolvimento da Roça São João (nas áreas agricultura, pecuária, educação não-formal, ambiente, património, cultura e turismo) e é o coordenador da Bienal de Arte e Cultura de S. Tomé e Príncipe. 

Durante vários anos, foi a cara do programa de televisão “Na Roça com os Tachos”, da RTP África, onde para ele “a cozinha é uma forma de arte e um pretexto para se falar de história, cultura ou património”.