Jarbas Vargas Nascimento

Jarbas Vargas Nascimento | DR
Jarbas Vargas Nascimento | DR

Pós-doutor na área de Letras pela Universidade Estadual Paulista; doutor em Letras, Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo; mestre em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

É professor titular do Departamento de Ciências da Linguagem e Filosofia e do Programa de Pós-graduação em Língua Portuguesa da PUC-SP. Também é professor voluntário do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo.

A sua publicação mais recente é “Discurso, Cultura e Negritude” (Blucher, 2021).Organizado em oito capítulos, o livro reúne dez autores e autoras que refletem acerca das questões discursivas e histórico-culturais ligadas à negritude brasileira por meio de investigações com base em aspectos linguísticos, culturais e literários. A coletânea de textos apresenta o resultado de pesquisas realizadas no âmbito do grupo de pesquisa liderado pelo professor Nascimento.

Pela mesma editora, também são da sua autoria: “Paratopia – Discurso e Cultura Vol. 3” (2020); “Discursos Constituintes” (2020); “Discurso e Cultura Vol. 2” (2019); “Discurso e Cultura” (2018); e “Língua, Literatura e Ensino” (2015).

Foi Pró-Reitor de Cultura e Relações Comunitárias da PUC-SP. Atuou como Pró-Reitor Adjunto da Graduação na Universidade de Formação, Educação e Cultura. Na Universidade Braz Cubas foi Chefe de Departamento, Coordenador de Curso de Graduação em Letras, Coordenador de Curso de Graduação em História, Diretor do Centro de Ciências Humanas e Saúde.

Atualmente, dedica-se ao magistério superior na graduação, na extensão e na pós-graduação, desenvolvendo pesquisas na área de Letras, relacionadas à História e Descrição do Português, à Análise do Discurso e ao ensino de língua portuguesa. Também é orientador de pesquisas de iniciação científica, monografias de conclusão de pós-graduação lato sensu, dissertações e teses na área de língua portuguesa e linguística.

É líder do Grupo de Pesquisa Memória e Cultura na Língua Portuguesa escrita no Brasil e membro pesquisador do grupo de pesquisa A Escrita no Brasil Colônia e Suas Relações.