Irlando Ferreira

Irlando Ferreira
Irlando Ferreira | Foto : Reprodução

Irlando Jorge Ferreira é Mestre em Gestão e Estudos da Cultura e licenciado em Teatro, pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa, Portugal. Integrou o INOV-Art – Programa de Estágios Internacionais para Jovens (USA), no domínio cultural e artístico.

​​Saiu de Cabo Verde para se formar em Lisboa em produção cultural. Estagiou no Teatro Nacional e trabalhou no Teatro Trindade como produtor (2009 – 2011, onde fez acontecer vários espectáculos. Do mestrado, lançou o livro ‘’Cabo Verde, Economias Criativas, que benefícios para o país – O caso do Atlantic Music Expo’’.  De seguida, partiu para Los Angeles, onde estagiou no The Anateus Company, antes de regressar à terra natal. 

Irlando Ferreira acompanha o projeto de reabilitação do Centro Nacional de Arte e Artesanato e Design (CNAAD), que descreve como uma ‘’utopia que se transforma num manifesto da contemporaneidade Cabo Verdiana.’’ O Centro é a primeira instituição cultural de Cabo Verde, logo após a independência, tendo sido extinto em 1997 e reaberto em 2011.

Em 2015 foi convidado para dirigir o organismo, onde desenvolveu o seu trabalho por sete anos consecutivos.

Em 2019, Irlando Ferreira participou ativamente  no Manifesto Culture for the Future, uma iniciativa da União Europeia em Bruxelas, e no Fórum Internacional Cabo Verde Ambição 2030, promovido pelo Estado de Cabo Verde, em 2020.

Ferreira foi ainda eleito pela Apollo Magazine como um dos 40 pensadores mais influentes de África.

Últimas notícias