Irlando Jorge Ferreira é Mestre em Gestão e Estudos da Cultura e licenciado em Teatro, pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa, Portugal. Integrou o INOV-Art – Programa de Estágios Internacionais para Jovens (USA), no domínio cultural e artístico.
Saiu de Cabo Verde para se formar em Lisboa em produção cultural. Estagiou no Teatro Nacional e trabalhou no Teatro Trindade como produtor (2009 – 2011, onde fez acontecer vários espectáculos. Do mestrado, lançou o livro ‘’Cabo Verde, Economias Criativas, que benefícios para o país – O caso do Atlantic Music Expo’’. De seguida, partiu para Los Angeles, onde estagiou no The Anateus Company, antes de regressar à terra natal.
Irlando Ferreira acompanha o projeto de reabilitação do Centro Nacional de Arte e Artesanato e Design (CNAAD), que descreve como uma ‘’utopia que se transforma num manifesto da contemporaneidade Cabo Verdiana.’’ O Centro é a primeira instituição cultural de Cabo Verde, logo após a independência, tendo sido extinto em 1997 e reaberto em 2011.
Em 2015 foi convidado para dirigir o organismo, onde desenvolveu o seu trabalho por sete anos consecutivos.
Em 2019, Irlando Ferreira participou ativamente no Manifesto Culture for the Future, uma iniciativa da União Europeia em Bruxelas, e no Fórum Internacional Cabo Verde Ambição 2030, promovido pelo Estado de Cabo Verde, em 2020.
Ferreira foi ainda eleito pela Apollo Magazine como um dos 40 pensadores mais influentes de África.