Glaucia Batista

Glaucia batista

Economista e mãe de duas crianças diagnosticadas com TDL (Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem) e TEA (Transtorno de Espectro Autista). É criadora da Humaninhos TDL, uma plataforma onde narra a sua experiência com a maternidade sob uma ótica racial e partilha informações e referências para auxiliar outros pais e mães.  

É embaixadora da ONG Internacional RADLD – Raising Awareness of Developmental Language Disorder, criada para aumentar a conscientização sobre o Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem ou DLD.

Licenciada em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e pós-graduada em Gestão Pública pela Universidade Federal Fluminense, Glaucia é uma das autoras do livro “Maternidades no Plural: Relatos de diferentes formas de maternar”, lançado em 2021 pela Fontanar.

Também publicou “Exercícios com interjeições: Faça a entonação correta de cada palavra para transmitir a emoção pedida”, récem-lançado pela Editora Matrix. Inclusivo e interativo, o livro-caixinha traz 40 cartas divididas em cinco grupos de vogais. Para cada vogal, oito possibilidades de entonação relativas a emoções e situações específicas que ajudam a estimular o desenvolvimento da linguagem e o desempenho de competências sociais. 

A metodologia pode ser utilizada por famílias, terapeutas, médicos, professores, atores e profissionais de qualquer área do desenvolvimento humano.