Gilmário Vemba

Gilmário Vemba

Gilmário Pinto Vemba (1985) é atualmente um dos humoristas mais acarinhados pelo público dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e de Portugal. 

Depois de se tornar referência em Angola, primeiro com os Tuneza, e entretanto a solo, Gilmário acabou por conquistar também o público português, com diferentes espetáculos de Norte a Sul do país e sempre com casa cheia.

Nos últimos dois anos, o artista tem sido presença assídua nos ecrãs, através dos programas “Roast”, “Betclic Mano a Mano” (ambos da TVI) e “TaskMaster” (RTP1). Como ator, Gilmário integrou também o elenco da telenovela “Rua das Flores”, da TVI.

Com a sua rubrica “Responder à Letra”, Gilmário integra agora um dos programas radiofónicos mais ouvidos em Portugal, “As Manhãs da Comercial”, ao lado de vozes notáveis da rádio nacional.

Sempre com um olhar crítico sobre a sociedade, o seu humor acutilante carrega as histórias da sua “banda”, reflexões sobre questões sociais nas entrelinhas e uma boa dose de “estigas” à angolana.

O artista é formado em Relações Internacionais e Análise Política pela Universidade Técnica de Angola, além de ter investido também numa formação em Teatro e Cinema para actores, no Instituto Nacional de Formação Artística.

No seu currículo, co-assina as produções “Fora de Série”, “Coisa Doida”, “Mambos da Banda”, “Tropa dos Tuneza”, “Bar do Gilmário: After Party”.