Fly Skuad 

Fly Squad

Felipe Quiala, de nome artístico Fly Skuad, é um conhecido rapper, empreendedor e influenciador digital.

No rap desde 2002, proveniente do movimento hip hop underground, Fly começou a dar os primeiros passos em freestyles nas ruas e lá permaneceu por muito tempo. 

Uniu-se a rappers como The Hot Mc, Subversivo, Infinito, New Man, Negrado, Perispírito e para criar o grupo com o nome Caixa de Pandora, no ano de 2004. Em 2006,os MCs Lucassio e Balta P integraram o coletivo.

Depois de cimentar o seu nome como um rapper de língua afiada e barras pesadas, Fly criou a Reis do Rompimento Primeira Liga (RRPL), em janeiro de 2013. A principal liga de rompimento em Angola foi dando os seus primeiros passos de forma tradicional, começando nas ruas de Luanda, com o apoio de uma câmera para captar os rompimentos e colocá-los no YouTube. 

O engajamento massivo da comunidade hip hop fez da RRPL um dos principais movimentos de entretenimento urbano em Angola. No YouTube, as batalhas acumulam milhões de visualizações, deram popularidade nacional a pessoas como Medusa, Paizão, Mente Mágica, Tanay Z, Rei Salomão, entre muitos outros. Alguns dos “gladiadores” conseguiram criar negócios próprios, como Jeo MC, ou garantir algum sustento através do dinheiro conquistado nas batalhas. “Isto acaba por ser a principal ou a única fonte de rendimento” dos gladiadores, além de que também ajudou e ajuda vários jovens que “andavam por caminhos não recomendáveis”, afirmou o artista à BANTUMEN sobre a importância da RRPL, numa entrevista em 2020. 

Fly Skuad não é apenas conhecido pelos dotes artísticos no rap ou pela criação da RRPL, é também um dos impulsionadores dos podcasts em Angola. O Fly Pocast é famoso pelas personalidades convidadas, conversas descontraídas e, muitas vezes, polémicas. Atualmente, é um dos programas digitais de maior audiência em Angola e de grande popularidade nos PALOP.