Fernanda Renée Samuel

Fernanda René Samuel

Fernanda Renée Samuel é engenheira de produção de petróleos mas é a salvar o meio ambiente que faz carreira. A jovem angolana é uma referência global na luta pela proteção ambiental, através do projeto Otchiva, do qual é fundadora.

A organização trabalha em prol da conservação e restauração dos mangais em Angola e esteve presente na 27ª conferência do clima da Organização das Nações Unidas (COP27), em novembro de 2022, no Egipto. A Otchiva levou para o centro do debate o alerta de que a solução natural para o combate às alterações climáticas está nas zonas húmidas, visto que estes ecossistemas, como mangais, pântanos, estuários e lagunas, capturam e armazenam mais dióxido de carbono e outros gases do que qualquer outro ecossistema natural.

Em 2015, Fernanda Renée Samuel ganhou o prémio internacional Odebrecht para o desenvolvimento sustentável e em 2020 foi uma das 35 finalistas da edição de 2020 do Prémio Jovens Campeões da Terra, da ONU.

No ano de 2021, além de integrar o Conselho da República de Angola – tornando-se no mais jovem membro do órgão presidencial – Fernanda foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo, pelo programa MIPAD, inserido na Década Internacional de Afrodescendentes proclamada pela ONU.

A ambientalista está ainda por trás do AmbiReciclo, uma startup que promove a economia verde e que já produziu 65 mil barras de sabão de forma voluntária, para serem distribuídos a famílias desfavorecidas.