Ewerton Carvalho

Ewerton Carvalho

Advogado e ativista pelo movimento negro há 15 anos, dedica-se à defesa de jovens negros presos injustamente. 

É fundador do #FavelaForever, projeto inspirado pelo trabalho de Luiz Gama (1830-1882), advogado, abolicionista, jornalista, escritor e Patrono da Abolição da Escravidão no Brasil. 

Nascido em Mogi das Cruzes, na grande São Paulo, Carvalho morou em diversas periferias, como Pedreira, na zona sul, e Guaianases, na leste. Vivências que despertaram o seu olhar para os anseios e problemas locais e também o desejo de ajudar moradores dessas regiões negligenciadas pelo Estado.

Cotista e bolsista pelo ProUni, Programa Universidade Para Todos, foi por meio da cultura e do movimento hip-hop que buscou e encontrou conhecimento.

Foi candidato a Deputado Estadual pelo Partido Comunista do Brasil – PcdoB nas últimas eleições de outubro. Algumas das propostas incluíam melhoria das Defensorias Públicas do Estado de São Paulo; o combate à criminalidade por meio de políticas públicas; o Passe Livre EMTU intermunicipal para pessoas de baixa renda; e a criação da Casa Funk, um espaço para fomentar a cultura periférica, o desenvolvimento e a profissionalização de jovens.

Atua como liderança e representante da Educafro no Conselho Nacional de Segurança Pública e Defesa Social em Brasília. 

Utiliza as redes sociais para traduzir o “juridiquês”, explicando parágrafos e termos complexos da Constituição Brasileira, por exemplo. Em fevereiro de 2022, o seu trabalho tomou grande proporção após um vídeo viralizado. Nas imagens, Ewerton Carvalho se emociona ao comemorar a vitória de um caso de defesa que já durava três anos.