Ell Puto

Ell Puto
Ell Puto / Foto: Eric Ambriza & Rubinho Darcio

Ell Puto é o nome artístico de Etivaldo Joaquim, um dos produtores mais populares da música urbana contemporânea em Moçambique. O artista nasceu em Maputo, a 8 de julho de 1989 e, além de produtor, é também rapper, empresário e co-fundador da Sameblood Productions.

A sua carreira artística começou em meados de 2001, quando tinha apenas 12 anos, tendo produzido o seu primeiro hit, “Dinomite”, em 2003, que viria a tornar-se num ponto de viragem do cenário hip hop moçambicano. 

Na mesma época, junto com o seu irmão Mic-B, fundou a Sameblood Productions, um dos maiores estúdios musicais do país e responsável pelos maiores sucessos do Hip Hop nacional e não só.

Em 2005, Ell Puto teve um papel preponderante na produção do primeiro álbum do grupo 360 Graus, Selecção Nacional.

Desde então tem trabalhando com vários rappers e músicos nacionais e estrangeiros, como Dama do Bling, Trio Fam, Cold Man, Young Sixties, DRP, Elex, 9mm, Rage, 1st Class, Team Fresh, Simba, Hawaiu, entre outros.

Atualmente, Ell Puto faz parte do grupo Young Sixties, com Hernâni da Silva e Lay Lizzy.

No dia 27 de Fevereiro de 2010, Ell Puto recebeu o prémio de Melhor Produtor de Moçambique, atribuído pelo programa Impulso, da Rádio Cidade.

Ell também é responsável pelo surgimento de um novo grupo chamado “Dinheiro Limpo”.

Em 2021, lançou o afamado álbum Ellputology e, mais recentemente, o artista foi um dos nomes escolhidos para colaborar na coletânea “Prodigia-te”, do rapper Prodígio, dedicada a Moçambique.