Edy Tavares

Eddy Tavares
Eddy Tavares | Foto : Real Madrid

Edy Tavares é o jogador cabo-verdiano de maior destaque a nível nacional e internacional, tendo iniciado a sua carreira de basquetebolista apenas aos 17 anos de idade.

Nascido na Ilha do Maio, Cabo Verde, Edy trabalhava como caixa na loja da sua avó e jogava futebol de praia como hobby, depois da escola. A sua estatura chamou atenção de um turista alemão que marcou um encontro entre Edy e o seu amigo Raúl Rodríguez, na altura, diretor espanhol da academia de juniores do CB Gran Canaria. Logo após esse encontro, Edy começou a treinar na cidade da Praia. Tinha naquela altura 2,16m.

De 2009 a 2011, Tavares jogou pela equipa júnior do CB Gran Canaria na Liga EBA. Em 2011, foi emprestado ao UB La Palma da LEB Oro para a temporada 2011-12. Em 2012, voltou à Gran Canária e fez a sua estreia na Liga ACB a 6 de janeiro de 2013. 

Um ano depois, o atleta passou no draft pelos norte-americanos Atlanta Hawks, tornando-se no primeiro jogador cabo-verdiano a chegar à NBA. Passou ainda pelos Raptors 905 e em 2017/2018 ganhou a EuroLiga, a décima Copa da Europa, com a camisola do Real Madrid. 

Além do vasto palmarés, em 2019, Tavares estabeleceu um recorde individual de mais bloqueios em um jogo da Supercopa da Espanha. Na temporada 2020-21, Tavares foi nomeado para o All-Euro League First Team e o Melhor Defensor da EuroLeague pela segunda vez.

Em 2022 voltou a fazer parte da All-EuroLeague First Team, conquistou o tricampeonato da Liga ACB, sagrou-se campeão em Madrid ao ajudar o clube a vencer a 5ª Supercopa de Espanha consecutiva e  foi considerado o jogador mais valioso da competição.