Ector Diógenes Cassamá

Ector Diógenes Cassamá
Ector Diógenes Cassamá / Foto: Pedro Rocha - Global Images

Ector Diógenes Cassamá nasceu no dia 21 de janeiro de 1977, na Guiné Bissau, com um percurso profissional e associativo profundamente ligado ao impacto social. É contabilista, administrador e coordenador do Grupo Cultural Netos de Bandim, que auxilia crianças de rua de Bissau e promove o acesso à escola. 

Ector é também responsável de comunicação, assuntos sociais e culturais da Associação dos Amigos da Criança (AMIC); coordenador do projeto “Sensibilização sobre Riscos de Migração Irregular e Oportunidades Económicas e Produtivas na Guiné Bissau”, da ONG Italiana MANITESE; coordenador do projeto “Economia Criativa”, coordenador do projeto “Mindjer I Mame de Paz ”, do Grupo Cultural Netos de Bandim em parceria com AMIC, financiado pelo Fundo das Nações Unidas para a Consolidação de Paz.

Foi também vencedor do Prémio Pan Africano 2019, na categoria de Advocacia para o Impacto Cultural e Comunitário na Guiné-Bissau.

Com o objetivo de levar a cultura da Guiné-Bissau aos quatro cantos do mundo, em 2022, o grupo Netos de Bandim realizou várias atuações para a diáspora, com enfoque em Marrocos e Espanha, tendo já passado também pelos Estados Unidos da América, Macau, Brasil, Europa e América Latina.

Na digressão pela Europa, o grupo teve uma média de 60 a 70 apresentações com três grupos, dois em Espanha e um em Portugal.