Dominick Donk

Dominick Donk
Dominick Donk | Foto : Reprodução

Dominick Donk, 28 anos, nasceu no interior da ilha de Santiago e cresceu num bairro complicado na cidade da Praia. 

Residente em Portugal há mais de dez anos, Dominick é um empreendedor de sucesso, com duas barbearias (Porto e Vila Nova de Gaia) – onde é procurado por jogadores de futebol e artistas -, um espaço de restauração e uma marca de vestuário.

Apesar da sua veia voltada para os negócios, o empreendedor tem sempre em mente quem mais precisa. Há cerca de cinco anos criou um projeto social denominado Quintas-feiras Mágicas, onde todas as quintas-feiras à noite, juntamente com a sua equipa, sai às ruas da cidade do Porto para cortar o cabelo de pessoas sem-abrigo.

Com um talento nato para a comunicação, e sempre com as suas origens a servir de pano de fundo, Dominick engaja milhares de pessoas nas redes sociais para falar sobre a importância do amor ao próximo. Atitude que reflete através do apoio que dá aos sem-abrigo e não só.

Numa entrevista ao Balai Cabo Verde, o empreendedor disse: “Inicialmente, era apenas eu que saía à procura dos moradores de rua. Corria atrás deles, mas muitos estavam chateados e com medo, ainda por cima, tratando-se de um preto. O preto tem uma imagem desgastada na sociedade portuguesa. Comecei a escutar os seus problemas e tentar ajudá-los de alguma forma. Até que chegou um momento em que não conseguia viver sem eles e vice-versa”. 

Atualmente, Dominick continua com a ação, num ponto fixo da cidade, e conta com a colaboração de cerca de vinte pessoas.