Carlos “Artolash” Andrade

Carlos "Artolash" Andrade
Carlos "Artolash" Andrade | Foto : Reprodução

Nasceu em São Miguel, nordeste da ilha de Santiago como Carlos Andrade, também viveu no bairro da Latada, cidade da Praia e de lá se inspira o seu projeto mais popular nas redes sociais, ‘’Latada News’’.

Aos 16 anos mudou-se para Lisboa e, do contacto com a obra Os Maias, surge o seu nome artístico Artolash. 

Desde criança, em Cabo Verde, que se conectava com as pessoas pelo riso e, em Portugal, com a aposta nos vídeos em crioulo começou a ter sucesso como humorista.

Licenciou-se em Estudos Africanos pela Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa. Subiu ao palco pela primeira vez para stand up comedy num pequeno evento promovido pela Câmara Municipal de Sintra. com parceria da Embaixada de Cabo Verde em Portugal.

No evento “Miss 10 ilhas”, em Carnaxide, apresentou em palco e pela primeira vez o personagem Djubensu e teve a oportunidade de levar a peça para os Estados Unidos da América. 

É mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação, no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. Do mestrado surgiu a oportunidade de estágio na emissora portuguesa SIC, onde acabou por ser contratado. Artolash faz conteúdos em vários festivais e eventos mediáticos como os Globos de Ouro, International Emmy Awards, Moda Lisboa e Nova Temporada. 

Um dos factos que o fez ganhar maior notoriedade são as lives (diretos) que faz periodicamente no Instagram, desde finais de 2017, chegando hoje a atingir mais de cinco mil espectadores em simultâneo.

Em 2021, Carlos Andrade estreou em Cabo Verde o solo de stand up comedy “Covidiota” e pretende levar este e outros solos pela Europa e mundo.

As suas vivências em Cabo Verde e na diáspora continuam a ser a maior inspiração para suas criações.