Calema

Calema
Calema

Os Calema, dupla dos irmãos Anónio e Fradique Mendes Ferreira, contam atualmente com um total de cinco álbuns de estúdio (Ni Mondja Anguené (2010), Bomu Kêlê (2014), A Nossa Vez (2017), Ao Vivo No Campo Pequeno (2019) e Yellow (2020)).

Este ano de 2022, a dupla registou um marco único. “A Nossa Vez” é a primeira música em português a alcançar as 100 milhões de visualizaçõe. O vídeo foi lançado em 2017.

Verdadeiros embaixadores da cultura de São Tomé, o conjunto marcou presença no Web Summit 2022, uma das maiores feiras de tecnologia da Europa e que tem lugar em Lisboa, para uma sessão de perguntas do público, que acedeu em massa ao evento.

Fradique e António foram também cara da campanha “Toca a todos”, da Pfizer Portugal com o objetivo de sensibilizar para a doença invasiva meningocócica. 

Com passagem em diversos festivais na Europa e África, os artistas foram ainda nomeados na categoria Melhor Artista Lusófono de África de 2022 pelos AFRIMMA.

Depois de mais de uma década de êxitos e de vários singles que entraram diretamente para o 1.º lugar de vários países de língua portuguesa, os Calema não esquecem os anos vividos em França e preparam-se para lançar algumas versões franco-portuguesas dos seus sucessos. A dupla tem agendada uma digressão pelo país em 2023.