Bia Santos

BIA SANTOS
DR

Reconhecida em 2020 na lista 30 under 30, da revista Forbes, como uma jovem influente da área de Ciência e Educação, a empresária e empreendedora social carioca é fundadora e CEO da Barkus Educacional, uma startup de inclusão e educação financeira direcionada à comunidade negra, pessoas do gênero feminino e LGBTQIA+.

Vencedora do Menos30Fest, festival de empreendedorismo da Rede Globo e do Prêmio Mulheres que Transformam, da XP Inc, na categoria Inovação em Finanças, em 2021, Bia integra o livro “Somos Empreendedoras”, iniciativa do Itaú Mulher Empreendedora, que conta a história de 25 mulheres brasileiras inspiradoras. Também foi oradora convidada do TEDxUFF 2017.

É graduada em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, pela Universidade do Porto e pós-graduada em História e Cultura Africana e Afro-brasileira pelo Instituto Pretos Novos, com pesquisas sobre diversidade organizacional e finanças. 

Como conselheira, Bia Santos atua na frente de Equidade e Inclusão da cidade do Rio de Janeiro; no BNDES Garagem, programa de aceleração de negócios sociais do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social; na área de Impacto Social da instituição UNISUAM; e na Artemisia, organização pioneira em negócios de impacto no Brasil.

Foi nomeada para o International Visitor Leadership Program – IVLP, principal programa de intercâmbio profissional do Departamento de Estado dos Estados Unidos. Em março, ganhou destaque na edição Mulheres em Ação, na revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, considerada parte da nova geração de empreendedoras que têm criando impacto e transformação no mundo dos negócios.

Em setembro de 2022, tornou-se numa das personalidades homenageadas pelo Museu da Bolsa de Valores, que preserva e partilha a história do mercado de capitais brasileiro. É uma das vozes do Pense Grande.doc, série apresentada pela atriz e cantora Lellêzinha, produzida pela Fundação Telefônica Vivo e Canal Futura, disponível no YouTube.

Bia colabora ainda com o Expresso Na Perifa, um hub de conteúdo multimídia produzido por quem vive e conhece o cotidiano das comunidades e periferias do Brasil, veiculado no jornal O Estado de São Paulo – Estadão.