Basilia Rodrigues

Analista de política da CNN Brasil, a jornalista e apresentadora é destaque na cobertura política e judiciária do país.

Presenciou importantes fatos ocorridos durante a crise político-econômica dos últimos anos, como a cobertura de eleições presidenciais, o julgamento do escândalo de compra de votos Mensalão, o conjunto de investigações da Operação Lava Jato e o processo de impeachment que afastou Dilma Rousseff do cargo de Presidente da República, em agosto de 2016. 

Natural de Brasília, iniciou a carreira aos 19 anos como estagiária da Rádio CBN (Central Brasileira de Notícias), onde permaneceu por 12 anos. Entre 2015 e 2020, foi editora-chefe da Revista Evoke, um portal de notícias do Distrito Federal. Colaborou com os veículos Gazeta do Povo, TV Brasília, Correio Brasiliense, Congresso em Foco, Jota e outros.

É formada em Comunicação Social pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub); Direito pelo Centro Universitário Iesb; e pós-graduada em História, Sociedade e Cidadania, também pelo UniCeub.

Em 2014, uma série de reportagens sobre racismo rendeu a Rodrigues o Prêmio de Jornalismo da Associação Nacional dos Defensores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul.

Recebeu duas indicações ao Prêmio Comunique-se, considerado o “Oscar do Jornalismo Brasileiro”, por Mídia Falada, em 2018 e 2019. 

Convidada pela Embaixada e Consulado dos Estados Unidos e da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), a profissional mediou o painel Ferramentas para Enfrentar o Assédio e a Discriminação Racial nas Redações, em março de 2020.

No mesmo ano, venceu o 14.º Troféu Mulher Imprensa pelo Elas por Elas, projeto do Portal Metrópoles, por sua colaboração na cobertura dos casos de feminicídio ocorridos no Distrito Federal. Na categoria Repórter de Rádio, já havia levado o mesmo troféu em 2018.

Na categoria Política, ganhou o Prêmio Especialistas 2021, que reconhece jornalistas experts em 27 setores da economia.

Basilia Rodrigues realiza palestras sobre economia e política, técnicas de apuração e reportagem no jornalismo político, além de abordar as temáticas fake news e a influência das redes sociais na política e economia.