Babetida Sadjo

©Gael M. Photography

Nascida em Bafatá, Guiné-Bissau, no dia 19 de setembro de 1983, Babetida é uma atriz internacional, considerada pela crítica como um dos nomes mais promissores da diáspora africana no cinema na Europa.

Aos 12 anos saiu da sua terra natal com destino ao Vietnam, onde desenvolveu a sua paixão por teatro e quatro anos depois mudou-se para a Bélgica, onde fez toda sua formação profissional.

Estreou-se no teatro como atriz profissional em 1999, tendo feito parte do elenco da peça La soupe de poissons aux olives, encenada num café francês.  

Babetida frequentou o Conservatório Real de Bruxelas com formação em Arte Dramática. 

Logo após a formação começou a trabalhar em televisão e interpretou a personagem Desirée na série belga Esprits de famille. Mas é com o filme Waste Land, no papel de Aysha ao lado de Jeremie Renier, que ganhou reconhecimento internacional e recebeu o prémio de Melhor Atriz Secundária no festival de cinema de Ostende, em 2015.

Três anos depois fez parte do elenco do filme The Paradise Suite de Joost Van Ginkel e mais tarde deu vida à personagem Adja, no filme And Breathe Normally de Isold Uggadóttir que a eleva ao circuito internacional, depois de ganhar o prémio de Melhor Filme Estrangeiro no Festival Sundance de Cinema. 

No mesmo ano, foi membro do júri no Festival Internacional de Cinema Policial de Liége.

Em 2020, interpretou Laura, uma auxiliar de enfermagem na série belga, Into the night produzida pela Netflix.

Em 2021, integrou o elenco do thriller Our Father, the Devil, da camaronesa Ellie Foumbi e figurou também na primeira edição da PowerList 100 Personalidades Negras Mais Influentes da Lusofonia em 2021.

No mesmo ano, Babetida decidiu apostar na carreira de realização e em 2022 ganha distinção no Festival de Bruxelas, onde estreou Hematoma, seu primeiro filme como diretora. O longa é uma produção da 10.80 films. 

Uma das suas maiores ambições é criar um Festival de Cinema em Bissau e, assim, internacionalizar o cinema guineense.