Armando Cabral

Armando Cabral
Armando Cabral / Foto: Christopher Ferguson

Eleito pela revista Details como um dos melhores modelos do mundo, tal como escrevem os media internacionais: “O seu sucesso não conhece fronteiras”. 

Armando Cabral tem 31 anos, nasceu na Guiné-Bissau, a sua família mudou-se para Portugal quando tinha quatro anos, e onde foi despertando interesse pelo universo das artes, cultura e cidadania global. Foi  estudar Administração de Empresas em Londres e aos 21 anos assinou um contrato para se tornar um dos melhores modelos do mundo.

Cabral representou várias marcas e casas de luxo como a Louis Vuitton, Balmain, Dries Van Noten e tornou-se o rosto da J. Crew Menswear. Trabalhou ainda com a Dior e Calvin Klein e fez inúmeras produções de publicidade.

A sua paixão inata pelo calçado e experiência na moda, fê-lo criar em 2009 a própria marca de sapatos, em nome próprio. A marca representa o encontro entre a sua herança tradicional africana com um design europeu e artesanato sob medida.

Em 2021, lançou a coleção ‘’Pano de Pente’’, que é uma das expressões da identidade cultural do povo guineense.

Mais recentemente, em 2022, abriu a primeira loja física, situada no Rockefeller Center em Nova Iorque. A loja além de calçados apresenta também a nova coleção de jóias do manequim, além de ser uma porta de entrada para designers do continente africano numa das capitais da moda ocidentais.

Tal como o mesmo descreve, suas criações oferecem uma elegância intemporal e confecção de alta qualidade. Armando Cabral tem como preocupação não só a sua própria evolução profissional mas também a da sua comunidade, por isso a Armando Cabral Mercado conta com uma série rotativa de pop-ups de nove designers africanos emergentes.  

O manequim e empresário desenvolve uma ligação direta com parceiros e artesãos de todo o mundo, com o intuito de dar vida ao melhor da cultura de luxo global.