António Rocha

Antonio Rocha
Antonio Rocha

António Rocha é Engenheiro Físico com experiência em hardware e sistemas energéticos. 

Foi eleito “30 under 30” de 2020, pela revista Forbes. A lista inclui os 30 melhores talentos europeus com 30 anos ou menos. A contribuição de António Rocha e dos co-fundadores da SMARTEX foi considerada relevante por proporem uma solução para a redução maciça de resíduos numa das maiores indústrias do mundo.

Fundada por António Rocha, a Smartex.ai aplica inteligência artificial na deteção de defeitos na produção têxtil, evitando o total desperdício de material e reduzindo os custos.

Em 2021, António venceu o concurso Pitch da Web Summit, uma das maiores conferência do universo da tecnologia e digital.

Em apenas um ano, a Smartex triplicou o número de colaboradores da empres, o número de clientes e o impacto do negócio de sustentabilidade.

A startup, incubada no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (Portugal), reduz drasticamente o desperdício de tecidos e peças de roupa com defeito através da captação de imagens dos tecidos, assim que estes saem dos teares, e que são depois passadas a pente fino por um software de inteligência artificial. Tudo em tempo real.

No início de novembro de 2022, a Smartex revelou ter levantado 24,7 milhões de dólares numa ronda de investimento Série A, para garantir uma produção mais sustentável e transparente na indústria da moda.

Além da Lightspeed Venture Partners e do Build Collective de Tony Fadell, os  investidores nesta ronda incluem H&M Group, DCVC, SOSV’s HAX, Spider Capital, Momenta Ventures, Bombyx Capital Partners, Faber e Fashion for Good, com os quais a Smartex iniciou vários projetos, como o Grupo Kering (Gucci, Balenciaga, etc), PVH (Tommy Hilfiger, Calvin Klein, etc), Pangaia entre outros.