Anastácia Carvalho

Anastácia Carvalho
Anastácia Carvalho

Natural de Angola e filha de pais santomenses, Anastácia vive em Portugal desde 1983. 

Com uma vida dividida entre Angola, São Tomé e Príncipe e Portugal, a música sempre fez parte da vida de Anastácia Carvalho.

Começou a cantar na igreja, no grupo coral em 1998. Em 1999, foi convidada pelo maestro Carlos Ancã para fazer parte de um grupo coral de música gospel, onde iniciou o seu percurso profissional.

Em 2005, depois de enveredar por outros estilos, Anastácia começou a acompanhar a banda de reggae “Mercado Negro” com bandas funk e grandes nomes da música africana como: Bonga, Tabanka Djaz, Karyna Gomes, Tonecas Prazeres, Filipe Santo entre outros. Colaborou também durante vários anos com Rui Veloso, um dos maiores artistas portugueses contemporâneos. 

Com o gospel sempre na base das suas inspirações musicais, Anastácia começou em 2013 a dar os primeiros passos a solo, numa experimentação de fusão de tudo o que foi absorvendo ao longo dos anos.

A artista é também maestrina, função que começou a desempenhar de forma informal num grupo coral de que fez parte. Em 2006, decidiu fazer uma formação na área de Direção Coral e, no mesmo ano teve o privilégio de dirigir um grupo coral com mais de 50 vozes. Desde 2006 até então, Anastácia dirige o grupo “Gospel Collective” e também dá aulas de canto.

Anastácia foi uma das artistas lusófonas a acompanhar a célebre Madonna, por nove meses, na digressão Madame X, por várias cidades dos Estados Unidos, Portugal, Londres e França.