Ale Santos

Roteirista e escritor Afrofuturista, atua como consultor de games, branded content e storytelling. Também colabora com histórias da cultura negra para as plataformas “Muito Interessante” e “The Intercept Brasil”.

Em 2013, representou o Brasil na antologia de sci-fi “Cautions, Dreams & Curiosities: The Tomorrow Project”.

Foi finalista do Prêmio Jabuti 2020, na categoria Ensaio, com a obra “Rastros de resistência: Histórias de luta e liberdade do povo negro”, publicado em setembro de 2019 pela Panda Books. Resultado de threads com narrativas afrocentradas publicadas no Twitter por meio do perfil @savagefiction, atualmente com 144 mil seguidores, o livro resgata o passado de grandes reinos que tiveram suas histórias apagadas ou silenciadas ao longo dos anos de colonialismo e pós-colonialismo. 

Foi destaque do Prêmio Sim à Igualdade Racial de 2020, na categoria Representatividade em Novos Formatos.

No mesmo ano também lançou o conto Afrofuturista “Cangoma”, na coletânea “Todo mundo tem uma primeira vez”, pela editora Plataforma 21.

Sua mais recente publicação, “O Último Ancestral: Uma distopia brasileira” (HarperCollins, 2021), concorreu ao CCXP Awards na categoria Literatura como Melhor Ficção.​ O romance que utiliza elementos de afrofuturismo em um fantasia urbana, com referências de fé, cultura e história africana no Brasil, será adaptado para o audiovisual pela produtora internacional RT Features.

É considerado um LinkedIn Top Voice e está entre os 50 mais criativos pela Wired Festival Podcast por Infiltrados No Cast, o seu programa exclusivo do Spotify sobre cultura pop, temas políticos e sociais.