Alcy Caluamba

Alcy Caluamba
Alcy Caluamba / Foto: Reprodução

Reconhecido pela Power List como uma das 100 Personalidades Negras Mais Influentes da Lusofonia em 2021, Alcides Caluamba, ou simplesmente Alcy, volta a figurar na edição da distinção de 2022. 

O jovem humorista, considerado o rei das paródias na Internet, é formado em Engenharia Informática, na Índia.

Natural de Cuamba, cidade da província moçambicana do Niassa, também é dançarino e designer gráfico. A sua carreira na área de produção audiovisual começou a ganhar destaque após dublar o trecho de uma entrevista que viralizou pelo país e por ter mobilizado apoio beneficente para o entrevistado, portador de uma deficiência. Desde então, os seus seguidores podem viver e reviver momentos engraçados nos seus perfis nas principais redes sociais.

Em 2019 foi o primeiro africano a participar do maior programa de TV de dança indiana, o Dance Plus 5.

É fundador e CEO da Alcy Media, empresa especializada em fotos, vídeos, produção, serviços eletrónicos e formação em Filmmaker, localizada em Maputo.

O seu alcance e criatividade renderam-lhe um contrato com empresas de renome, como a Coca-Cola Moçambique, e campanhas para as marcas Baygon, Cerveja 2M e Caldo Benny.

Em 2021, a sua história tornou-se destaque na seção de interpretação de texto do Exame Nacional de Língua Portuguesa da décima classe, promovido pelo Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano.