Welket Bungué

Cineasta
Welket Bungué
©kristinbethge

Welket Bungué nasceu a 7 de fevereiro de 1988, em Xitole no Leste da Guiné-Bissau, e é ator, diretor, diretor de fotografia e produtor de cinema.

Nomeado para Melhor Ator na edição 2020 dos Prémios Alemães de Cinema (LOLA), Welket é um dos atores e produtores de maior destaque no cinema lusófono dos últimos anos.

Iniciou-se no teatro em 2005 e atualmente trabalha em Berlim desde 2016, e mudou-se para a capital alemã em novembro de 2019. Na televisão portuguesa estreou-se há mais de dez anos nas séries “Equador” e “Morangos com Açúcar”.

É também fundador da Kussa Production, um projeto idealizado por si e pelo irmão.

Estudou Interpretação na Escola de Atores ESTC, em Portugal, e pós-graduou-se em Performance pela UniRio/RJ, no Brasil. Estreou-se em curtas e longas-metragens com a comédia portuguesa O Leão da Estrela (2015).

O destaque a nível internacional surgiu com Berlin Alexanderplatz, filme, adaptação actualizada do romance de Alfred Döblin pelo realizador Burhan Qurbani e onde Welket Bungué interpreta o papel principal de Franz Biberkopf, um refugiado de Bissau sem papéis.