Solange Cesarovna

Presidente da Sociedade Cabo-verdiana de Música
Solange Cesarovna | Foto: Pedro Matos

Solange Cesarovna nasceu na Rússia, onde no início da década de 1980 o seu pai frequentava uma academia militar. Chegou a Cabo Verde com dois anos e passou a infância em São Vicente. Aí, aos sete anos venceu a fase regional do Festival dos Pequenos Cantores. No ano seguinte, participou no Festival Baía das Gatas.

Licenciada em Artes Cinematográficas no Brasil, frequentou também a Escola de Música Villa Lobos, no Rio de Janeiro, onde estudou canto lírico.

Em 2009, Solange Cesarovna foi convidada a atuar no palco do Vaticano durante o Sínodo dos Bispos Africanos. Foi, assim, a primeira cabo-verdiana a cantar no Auditorium Della Conciliazione.

O ano de 2009 é também o do lançamento do seu primeiro álbum, com título homónimo. O disco foi gravado nos Estados Unidos, com produção de Ramiro Mendes e João Mendes, com temas de vários autores cabo-verdianos e algumas composições em russo. Solange compôs as músicas e a mãe, Larissa Rodrigues, assina as letras.

Dois anos mais tarde, esse mesmo projeto tem uma versão destinada à Itália, com a maior parte das letras em italiano, com o título Speranza. O terceiro álbum é dedicado às composições de Eugénio Tavares e intitula-se Mornas.

Desde 2013, Solange Cesarovna preside a Sociedade Cabo-Verdiana de Música (SCM), entidade que dá o pontapé de saída na recolha e pagamento de direitos de autor em Cabo Verde.

A principal luta travada por Solange à frente da SCM até agora é conscientizar a sociedade para o pagamento pela utilização das obras intelectuais dos artistas, na esfera online e offline