Sílvio Nascimento

Ator, Produtor

Silvio Emerson de Sousa Ferreira do Nascimento, nascido a 11 de novembro de 1987, é um ator e produtor angolano, mais conhecido pelos papéis nas séries de televisão Windeck e Jikulumessu, além de filmes, Njinga: Queen of Angola e Blood Lines.

Aos 18 anos entra para o grupo teatral Os Vozes Soltas, onde começou a trabalhar profissionalmente.

Em 2008 ingressou no o grupo Henrique Artes, onde começou a internacionalizar os seus trabalhos com a peça “Hotel Komarka”. Cabo verde, Brasil, Portugal, Moçambique, África do Sul e Estados Unidos da América foram os destinos por onde passou com a peça. Nessas viagens, Sílvio participou em oficinas de teatro de Nova Iorque, Miami, entre outras cidades. Ainda em 2008, Sílvio entra no mundo cinematográfico através do filme Reduzidos a Nada, de Jack Caleia e Divua António.

Em 2010 integrou o elenco do programa semanal de TV sobre luta contra a discriminação do VIH “Stop SIDA”, e durante dois anos foi o rosto principal do programa, tendo feito mais de 29 episódios que o tornaram conhecido entre o público angolano.

Em 2011, enquanto membro do Henrique Artes, venceu o prémio “Festlip” de Melhor Grupo da CPLP. No ano seguinte, em 2012, foi vencedor do Prémio Nacional de Cultura e Artes em Angola.

No ano de 2013, fez o filme e série “Njinga Rainha de Angola”, interpretando o papel de Kasa Cangola, com o qual venceu o primeiro prémio internacional de cinema, em Jakarta.

Sílvio foi nomeado duas vezes consecutivas para os troféus “Moda Luanda” (2014 e 2015), na categoria de Melhor Ator e recebeu a distinção de Melhor Ator pela TV ZAP.