René Tavares

Artista Multidisciplinar
Rene Tavares
©BANTUMEN

Nascido em São Tomé e Príncipe em 1983, René Tavares é um artista multidisciplinar formado pela Escola Nacional de Belas Artes de Dakar, Senegal.

Vive e trabalha entre São Tomé e Lisboa e é um artista que reflete, através de sua obra, a sua própria experiência de deslocamento e relocação contemporânea, num contexto pós-colonial. O seu trabalho já foi exposto em várias cidades, como Paris, Bordéus, Amesterdão, Bruxelas, Luanda e Lisboa, entre outras.

Em 2008 participou na exposição Africa Now organizada pelo Banco Mundial em Washington.

Em 2014 o seu trabalho foi apresentado na Bienal de Arquitetura de Veneza no âmbito do projeto Ilhas de São Jorge da organização Beyond Entropy. Em 2021, lançou o livro Tchiloli Unlimited, com prefácio do luso-angolano José Eduardo Agualusa, e que conta a história da ponte atlântica entre a ilha da Madeira e São Tomé e Príncipe, que deu lugar ao Tchiloli, uma forma de música, dança e teatro com origem portuguesa que ainda persiste na Ilha de São Tomé e Príncipe. No mesmo ano, a sua série Sóia Dona Um, com o quadro Retratos Para Inglês Ver foi nomeado ao The Norval Sovereign African Art Prize.