Preto Show

Artista
Preto Show
©Adriano Chandama

Carlos da Cruz Danda Songo, de 35 anos, nasceu na província de Cabinda, no norte de Angola, e é Preto Show, um dos maiores e mais requisitados artistas angolanos da atualidade.

A sua carreira começou nas ruas da cidade de Cabinda, entre 2008 e 2011, dançando e cantando o estilo kuduro. O artista acabou por destacar-se na sua província e saiu para conquistar a capital, Luanda.

Fundou os The Groove juntamente com Fábio Dance e Mids, que dentro do afro house, tornou-se num dois principais grupos de referência em Angola, Moçambique e Portugal. O single “Suja” teve um sucesso estrondoso, rendendo diversos concertos dentro e fora do país.

Entretanto, Preto Show começou a apostar mais na carreira a solo assinado contrato na altura com a recém criada produtora Clé Entertainment.

Em 2017, lançou o primeiro álbum, Panamera, marcando o mercado angolano, visto ter trocado a versão física do seu álbum por alimentos não perecíveis.

Seguiu-se o álbum colaborativo Clepatía, com Biura, e em 2019, lançou o primeiro álbum de originais com mais de 15 faixas musicais e as participações de nomes internacionais como Anitta, Nego do Borel, Rincon Sapiência e Davido.

Para contar com o apoio da comunidade lusófona, Carlos foi um dos compositores do tema oficial de apoio à seleção portuguesa de futebol na campanha do último Europeu de Futebol, juntamente com as cantoras brasileiras Giulia B e Ludmilla e do português David Carreira.

O EP Vibe, lançado este ano foi um dos seleccionais pela Prime Music Partner, que visa promover em massa ritmos de sucesso africanos tornando Preto Show o primeiro angolano do restrito leque de artistas que têm acesso a recursos para promoverem o seu trabalho num dos numa das maiores montras de negócios do mundo, a emblemática Time Square, em Nova Iorque.