Pongo

Artista
PONGO | Foto: @deansherwood
PONGO | Foto: @deansherwood

Pongo é uma artista que tem trilhado o sucesso com o sue próprio suor. Se a sua infância foi marcada por duras vivências em consequência da guerra, o presente e o futuro sorriem-lhe.

A kudurista nasceu em Luanda, Angola, e imigrou com a família para Lisboa, Portugal, para fugir à guerra civil angolana. No novo país, a mãe trabalhou como empregada doméstica e o pai como funcionário da construção civil. Durante cinco anos, viveu num quarto de albergue com a família de 5 pessoas.

As dificuldades de adaptação à nova realidade e a rigidez do pai, que não a deixava nem às irmãs ter uma vida social, levou-a a atirar do sétimo andar do prédio onde morava. Pongo sobreviveu milagrosamente com apenas uma perna partida.

Foi dessa acontecimento que surgiu o seu nome artístico. Enquanto se recuperava, o pai chamou-a de M’Pongo Love, nome de uma cantora congolesa conhecida em Angola e que não conseguia andar por conta de um tratamento mal sucedido de poliomielite.

Atualmente, Pongo é um cantora de kuduro reconhecida internacionalmente, sobretudo depois de ter feito parte do grupo Buraka Som Sistema.

Já passou por vários países para atuar, e em 2019 cantou no festival francês Fête de la musique, na residência oficial de Emmanuel Macron, Presidente da República.

Em 2020 foi vencedora do prémio Music Moves Europe Talent Awards.