Paulino Dias

Economista

Paulino Dias, 43 anos de idade, natural da Ribeira da Torre, é licenciado em Economia, pós-graduado em Gestão e mestre em Gestão Global – com uma tese sobre o Cooperativismo em Santo Antão e especialização em Finanças Corporativas.

Foi assistente administrativo na UNICOOP-SA, exerceu várias funções na Shell Cabo Verde, administrador executivo da IFH, administrador executivo da Caixa Económica de Cabo Verde, entre outras funções, além de presidente do Conselho de Administração e Consultor Sénior da PD Consult, empresa de estudos e consultoria com sede na cidade da Praia.

É autor de vários estudos e projectos, empreendedor envolvido em vários projectos empresariais, tem experiência de intervenção cívica e colaboração em iniciativas da cidadania e sociedade civil e tem apresentado diversas propostas de projectos e iniciativas visando o desenvolvimento de Santo Antão em geral e de Ribeira Grande em particular.

Foi o primeiro cabo-verdiano a participar no programa de Liderança Desmond Tutu para a África e, em 2015, entrou para o ranking do Choiseul Institute dos 100 líderes económicos africanos do futuro.

Em 2020, Paulino liderou uma candidatura independente à Câmara Municipal da Ribeira Grande, Santo Antão, para as eleições autárquicas.